A Associação Nariz vermelho foi fundada em 2002 e desde então não pára de crescer e ganhar apoios. No passado mês de Fevereiro, a presidente da instituição recebeu um cheque no valor de 81.287 euros, fruto de uma campanha de sensibilização e angariação de fundos que durou dois anos. Há seis anos que a instituição leva animação a nove hospitais, entre os quais Santa Maria, D. Estefânia, São Francisco de Xavier, IPO de Lisboa e Centro Hospitalar de Cascais.
Os doutores-palhaços têm um tratamento específico para cada paciente, que é trabalhado no improviso porque cada criança reage de maneira diferente e por isso o modo de actuação não pode ser sempre igual. Através de visitas regulares, estes profissionais tentam potenciar o riso, já que está medicamente associado ao bem-estar - aumenta o batimento cardíaco, melhora a oxigenação do sangue, diminui a dor -, ajudando também na desdramatização dos procedimentos hospitalares.
No total, trabalham na associação 15 doutores-palhaços, que actuam em duplas. São profissionais formados e remunerados pela instituição, que oferece este serviço aos hospitais portugueses. Um dos objectivos estipulados pela Operação Nariz vermelho para 2008 é alargar a rede de hospitais, passando a incluir a cidade de Braga. No entanto, a expansão está dependente da angariação de fundos locais. As várias formas disponíveis de ajudar estão descritas no site www.narizvermelho.pt
fonte: http://www.arslvt.min-saude.pt/NoticiasEventos/Noticias/conteudos/Paginas/OperacaoNarizVermelho.aspx
O Projecto...
Profissionais do Humor