Filho de pai alemão e mãe portuguesa, Herman José é humorista, actor e músico.
Em 1975, dá-se a sua estreia em televisão com a rábula Sr. Feliz e Sr. Contente, ao lado de Nicolau Breyner. Tempos depois os críticos diziam que Herman «metera o veterano ao bolso».
Humor de Perdição (1987) - depois de uma passagem bem sucedida pelo 1,2,3 junto de Carlos Cruz - envolve o humorista numa polémica após a proibição - por parte do Conselho Administrativo da RTP - das entrevistas históricas, rubrica permanente do programa, sendo a série suspensa precisamente quando estava para ser transmitida a 'entrevista' à Rainha D. Isabel.
No princípio dos anos 90, depois de apresentar alguns concursos, como "Com a Verdade Me Enganas" e "A Roda da Sorte", faz “Parabéns” (1993) em que mistura um concurso e sketches humorísticos num talk show, onde entrevista as mais variadas personalidades, de Roger Moore a Mário Soares, entre tantos outros.
Em 1996, Herman deixa o Parabéns, após a censura da rubrica "Última Ceia" que juntou cem mil assinaturas num abaixo-assinado a reclamar a proibição daquela rábula. Regressa depois com a "Herman Enciclopédia" (1997), classificado como sendo de humor educado e mordaz, correcto e desbragado, inocente e venenoso, culto e vernacular. Este programa teve duas séries e bastante sucesso, criando figuras inesquecíveis como o provedor Diácono Remédios, 'Melga' e 'Mike' das televendas, etc.
Para 1998, altura em que Lisboa recebeu a Exposição Universal, Herman saudou portugueses e estrangeiros com o seu "Herman98", prolongado a "Herman99". Aqui, a exposição hermaníaca divulgou figuras nacionais, trouxe música e humor.
No ano 2000, Herman José muda-se para a SIC onde apresenta aos domingos, o programa "HermanSIC" onde entrevista várias personalidades (nacionais e internacionais), mescladas com vários sketches humorísticos com participação da sua equipa de actores, que é constituída por Maria Rueff, Joaquim Monchique, Ana Bola, Maria Vieira, Manuel Marques, Vítor de Sousa e o próprio.
Em Fevereiro de 2007, Herman estreia um novo programa. "Hora H", à semelhança de outros programas do actor está dividido em sketchs humorísticos. Paralelamente à televisão Herman desenvolveu nos anos 80 intensa actividade de humorista radiofónico, primeiro na Rádio Comercial, passando pela TSF e por fim criando a "Hermandifusão Portuguesa" na Antena1/RDP, em duas edições diárias.
Hoje em dia o Músico/Humorista continua as suas produções pela rádio, televisão e claro, no Stand Up Comedy.
Podem acompanhar o trabalho deste icone do Humor Português em
http://hermanjose.blogs.sapo.pt/
Fonte: http://hermanjose.blogs.sapo.pt/tag/biografia
O Projecto...
Profissionais do Humor